Basta uma ocorrência na qual a criança se sinta humilhada, para bloquear sua capacidade de aprender e de crescer.
SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM A MARTA
No
término do trabalho com a Marta apresentamos à família as seguintes conclusões.
A leitura faz parte de um processo linguístico muito
complexo e é uma forma muito abstrata de aprender. Permanecer com falhas na
habilidade de ler é um fator que leva muitas pessoas ao fracasso escolar, ao
desprazer de estudar, e muitas vezes ao abandono da escola. O leitor deficiente pode se tornar uma pessoa
muito frustrada e infeliz.
Considero importante que se faça uma pesquisa mais
apurada no sentido de avaliar as possíveis causas que impedem a Marta de ler
com fluência e com constância.
As autoras Mabel Condemarin e Marlys Blomquist em
seu livro “Dislexia – manual de leitura corretiva”, relacionam os seguintes
itens como causadores de dificuldades independentes da dislexia específica:
-
Incapacidade geral para aprender;
-
Imaturidade na iniciação da aprendizagem da leitura;
-
Alterações no estado sensorial e físico;
-
Problemas emocionais;
-
Carência cultural;
-
Métodos de aprendizagem defeituosos.
Destes, considero importantes
pesquisar, no caso da Marta, possíveis alterações sensoriais e físicas. Uma avaliação médica, por Neurologista
especializado em dificuldades de aprendizagem, também deve ser incluída,
considerando o fato significativo de outros familiares também apresentarem
dificuldades na aprendizagem da leitura.
Acompanhamento por um
Psicólogo, visando amenizar os efeitos negativos do fracasso escolar, já
demonstrados pela Marta no que tange a sua autoestima, incluindo-se aí um
trabalho no sentido de melhorar a aceitação de um trabalho de recuperação na
aprendizagem da leitura, e a própria reprovação, se vier a ocorrer. Outro fato
importante a ser considerado quanto às emoções da Marta é o cuidado que se deve
ter na sala de aula para evitar que ela seja exposta a situações constrangedoras
diante dos colegas, como por exemplo, ser chamada a ler para o grupo. Basta a
ocorrência de um fato, o que já pode ter ocorrido, onde a criança se sinta
humilhada, exposta, menosprezada ou ridicularizada, para bloquear sua
capacidade de aprender e de crescer.
Convêm salientar que,
independente da causa que originou a deficiência de leitura na Marta, julgo-a
plenamente capaz de concluir esta aprendizagem, entretanto, se ela receber o
mesmo atendimento que recebeu durante o ano passado, independente de ser na 2ª
ou na 3ª série, provavelmente não conseguirá acompanhar nem uma nem a outra
série, pois a metodologia empregada, que foi boa para todos os demais, não o
foi para a Marta. Considero de fundamental importância que ela receba neste
ano, um atendimento diferenciado que possibilite desenvolver sua habilidade de
ler e escrever, necessitando para isso de um trabalho de complementação da
alfabetização, com a utilização de métodos alternativos que explorem as
múltiplas possibilidades de exploração sensorial bem como a potencialização dos
sentidos.
A Marta necessita de
profissionais, que antes de tudo, mantenham um relacionamento baseado na
afetividade, para que ela se sinta segura e envolvida. Ela demonstra ter aversão à leitura e a
escrita e cria argumentos para fugir destas atividades, por isto é necessário
que o educador crie situações e materiais estimulantes e principalmente, que
jamais perca a paciência.
Lori Sostmeyer Polita – Pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário