segunda-feira, 17 de setembro de 2012





 Basta uma ocorrência na qual a criança se sinta humilhada, para bloquear sua capacidade de aprender e de crescer. 






SUGESTÕES PARA TRABALHAR COM A MARTA


No término do trabalho com a Marta apresentamos à família as seguintes conclusões.
A leitura faz parte de um processo linguístico muito complexo e é uma forma muito abstrata de aprender. Permanecer com falhas na habilidade de ler é um fator que leva muitas pessoas ao fracasso escolar, ao desprazer de estudar, e muitas vezes ao abandono da escola.  O leitor deficiente pode se tornar uma pessoa muito frustrada e infeliz.
Considero importante que se faça uma pesquisa mais apurada no sentido de avaliar as possíveis causas que impedem a Marta de ler com fluência e com constância.
As autoras Mabel Condemarin e Marlys Blomquist em seu livro “Dislexia – manual de leitura corretiva”, relacionam os seguintes itens como causadores de dificuldades independentes da dislexia específica:
-         Incapacidade geral para aprender;
-         Imaturidade na iniciação da aprendizagem da leitura;
-         Alterações no estado sensorial e físico;
-         Problemas emocionais;
-         Carência cultural;
-         Métodos de aprendizagem defeituosos.
Destes, considero importantes pesquisar, no caso da Marta, possíveis alterações sensoriais e físicas.  Uma avaliação médica, por Neurologista especializado em dificuldades de aprendizagem, também deve ser incluída, considerando o fato significativo de outros familiares também apresentarem dificuldades na aprendizagem da leitura. 
Acompanhamento por um Psicólogo, visando amenizar os efeitos negativos do fracasso escolar, já demonstrados pela Marta no que tange a sua autoestima, incluindo-se aí um trabalho no sentido de melhorar a aceitação de um trabalho de recuperação na aprendizagem da leitura, e a própria reprovação, se vier a ocorrer. Outro fato importante a ser considerado quanto às emoções da Marta é o cuidado que se deve ter na sala de aula para evitar que ela seja exposta a situações constrangedoras diante dos colegas, como por exemplo, ser chamada a ler para o grupo. Basta a ocorrência de um fato, o que já pode ter ocorrido, onde a criança se sinta humilhada, exposta, menosprezada ou ridicularizada, para bloquear sua capacidade de aprender e de crescer.
Convêm salientar que, independente da causa que originou a deficiência de leitura na Marta, julgo-a plenamente capaz de concluir esta aprendizagem, entretanto, se ela receber o mesmo atendimento que recebeu durante o ano passado, independente de ser na 2ª ou na 3ª série, provavelmente não conseguirá acompanhar nem uma nem a outra série, pois a metodologia empregada, que foi boa para todos os demais, não o foi para a Marta. Considero de fundamental importância que ela receba neste ano, um atendimento diferenciado que possibilite desenvolver sua habilidade de ler e escrever, necessitando para isso de um trabalho de complementação da alfabetização, com a utilização de métodos alternativos que explorem as múltiplas possibilidades de exploração sensorial bem como a potencialização dos sentidos.
A Marta necessita de profissionais, que antes de tudo, mantenham um relacionamento baseado na afetividade, para que ela se sinta segura e envolvida.  Ela demonstra ter aversão à leitura e a escrita e cria argumentos para fugir destas atividades, por isto é necessário que o educador crie situações e materiais estimulantes e principalmente, que jamais perca a paciência.
Lori Sostmeyer Polita – Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário